RENOVAÇÃO DO CONTRATO DE LOCAÇÃO E O TRATAMENTO TRIBUTÁRIO DA AMORTIZAÇÃO DAS BENFEITORIAS EM IMÓVEIS DE TERCEIROS

Daniel Dix Carneiro ;
Bruno Nogueira Rebouças ;

Daniel Dix Carneiro

UERJ

Mestre em Direito Internacional pela UERJ. Pós-graduado em Direito Tributário pela FGV e em Direito pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Bacharel em Direito pela UFF. Diretor da ABDF.

Bruno Nogueira Rebouças

PUC

Advogado e consultor tributário em São Paulo. Especialista em Direito e Processo Tributário pela PUC e em Direito Empresarial pela FGV.


Palavras-chave

Normas contábeis
Direito tributário
Contrato de locação
Amortização das benfeitorias

Resumo

Este texto aborda o tratamento contábil e tributário aplicável às benfeitorias que são realizadas em imóveis de terceiros decorrentes de contrato de locação – em especial nas situações em que a normativa contábil pode vir a conflitar com o que a legislação tributária prescreve, no que tange aos critérios para fins de amortização.


Referências

  1. BIFANO, Elidie Palma. Distinção jurídico-tributária de provisões e Pronunciamento Técnico CPC n. 25. In: MOSQUERA, Roberto Quiroga; LOPES, Alexsandro Broedel (Coord.). Controvérsias jurídico-contábeis. São Paulo: Dialética, 2013. v. 4.
  2. ERNEST & YOUNG; FIPECAFI. Manual de normas internacionais de contabilidade. São Paulo: Atlas, 2009.
  3. GELBCKE, Ernesto Rubens et al. Manual de contabilidade societária. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
  4. PADOVEZE, Luís Clóvis; BENEDICTO, Gideon Carvalho de; LEITE, Joubert da Silva Jerônimo. Manual de contabilidade internacional (IFRS, USGAAP e BR GAAP): teoria e prática. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
  5. PEDREIRA, José Luiz Bulhões. Imposto sobre a renda: pessoas jurídicas. Rio de Janeiro: Justec, 1979.
  6. PONTES DE MIRANDA, Francisco Cavalcanti. Tratado de direito privado. Rio de Janeiro: Borsoi, 1972. tomo XLI (parte especial).