A Revista de Direito Contábil Fiscal é especializada em literatura acadêmica da comunidade de operadores do Direito e das Ciências Contábeis, como: professores, pesquisadores, advogados, contadores, magistrados e procuradores, com ênfase em temas voltados para o Direito Tributário e sua inter-relação com a Contabilidade.

Os artigos publicados devem apresentar caráter científico, sendo, preferencialmente, voltados para temas da atualidade nas áreas do Direito Tributário e das Ciências Contábeis, admitida a interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento afins à problemática contábil-fiscal.

Foco e escopo

A Revista de Direito Contábil Fiscal se propõe a estabelecer um diálogo interdisciplinar entre Direito e Contabilidade – com enfoque na tributação –, visando a contribuir para o debate acadêmico sobre temas atuais relacionados a essas disciplinas.

Datas de publicação

Para publicação na Revista de junho: aprovação final até 15 de março; para publicação na Revista de dezembro: aprovação final até 15 de setembro.

Banco de Artigos

Após a aprovação, os textos passam a compor um banco de artigos e são pré-selecionados com base em critérios exigidos pela Capes, como: número de autores/coautores pertencentes a unidades da federação distintas à da Instituição responsável pelo periódico, diversidade de temas, diversidade de instituições às quais os autores estão filiados, entre outros. Tais critérios visam, apenas, à preferência de avaliação e publicação do artigo, sem que sejam pré-requisitos à submissão de textos. Os artigos terão tratamento isonômico e ético por parte da Revista e passarão pela análise double-blind peer review – salvo aqueles que serão publicados por meio de convite aos autores –, com o objetivo de contribuir com a produção científica de qualidade.

Ressalta-se que é de decisão editorial o arquivamento de textos, mesmo daqueles que já tenham sido aprovados, conforme análise realizada pela equipe da Revista.