A COBRANÇA EFICIENTE DOS TRIBUTOS SOBRE O CONSUMO COMO INSTRUMENTO DE SUSTENTABILIDADE FISCAL, SEGURANÇA JURÍDICA E DEFESA DA LIVRE CONCORRÊNCIA

Luciana M. Vieira da Silva Oliveira ;

Luciana M. Vieira da Silva Oliveira

Fundação Getúlio Vargas

Procuradora do Distrito Federal. Mestranda no Mestrado Profissional em Direito Tributário da FGV Direito SP. Especialista em Planejamento Tributário pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET).


Palavras-chave

Tributação sobre o consumo
Evolução tecnológica
Eficiência fiscal
Segurança jurídica

Resumo

Este artigo discorrerá sobre aspectos da tributação sobre o consumo brasileira, em es-pecial do ICMS, demonstrando que grande parte de seus problemas – como a alta evasão, a exis-tência de devedores contumazes, o alto custo de conformidade das empresas, os grandes gastos com fiscalização e cobrança e a baixa recuperabilidade dos créditos inadimplidos – não pode ser resolvida apenas com mudanças legislativas no desenho dos tributos. É imprescindível que se incluam no debate da reforma tributária estudos que melhorem a eficiência da operacionalização da cobrança desses tributos, como a instituição de pagamentos instantâneos dos impostos sobre consumo, retidos no momento da operação de compra de bens ou serviços, como já se faz em outros países.


Referências

  1. ARIELY, Dan. A mais pura verdade sobre a desonestidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
  2. BORINELLI, Márcio Luiz; PIMENTEL, Renê Coppe. Curso de contabilidade para gestores, analistas e outros profissionais. São Paulo: Atlas, 2010.
  3. FERNANDES, Edison Carlos; GOMES, Marcia dos Santos. Análise do ICMS pelo direito contábil (IFRS). In: PEIXOTO, Marcelo Magalhães (Coord.). ICMS – questões práticas: es-tudos em homenagem ao professor Luís Fernando da Silva. São Paulo: MP Editora, 2017.
  4. FIORIN, Ricardo. A concorrência desleal no âmbito tributário: a responsabilidade do Po-der Judiciário. Disponível em: <https://emporiododireito.com.br/leitura/a-concorrencia--desleal-no-ambito-tributario-a-responsabilidade-do-poder-judiciario>. Acesso em: 7 mar. 2021.
  5. GRYZIAK, Bartosz. European Union – Split Payment across the European Union. Review and Analysis. International VAT Monitor, v. 31, n. 1, 8 Jan. 2020.
  6. ISMAIL, Salim; MALONE, Michael S.; GEEST, Turi van. Organizações exponenciais: por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito). Tradução de Gerson Yamagami. São Paulo: HSm Editora, 2015.
  7. PLUTARCO, Hugo Mendes. A sonegação e a litigância tributária como forma de financia-mento. Economic Analysis of Law Review – EALR, v. 3, n. 1, p. 122-147, jan./jun. 2012.