CRITÉRIOS PARA O RECONHECIMENTO CONTÁBIL DA RECEITA VINCULADA AOS CONTRATOS DE FRANQUIAS E POSSÍVEIS IMPACTOS FISCAIS PARA FINS DE INCIDÊNCIA DAS CONTRIBUIÇÕES PIS/COFINS E DO ISS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO RECENTE POSICIONAMENTO DO STF

Daniel Dix Carneiro ;
Bruno Nogueira Rebouças ;

Daniel Dix Carneiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestre em Direito Internacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-gra-duado em Direito Tributário pela FGV-Rio e em Direito pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor dos cursos de pós-graduação em Direito Tributário da PUC-Rio e do IBMEC/RJ. Diretor da ABDF. Advogado e consultor tributário em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Bruno Nogueira Rebouças

Fundação Getúlio Vargas

Advogado e consultor tributário em São Paulo. Pós-graduado em Direito Empresarial pela FGV. MBA em Gestão Tributária pela USP. Especialista em Direito e Processo Tributário pela PUC.


Palavras-chave

Contrato de franquia
Reconhecimento de receita
Obrigação de desempenho
Incidência
PIS
Cofins
ISS

Resumo

O presente estudo visa a analisar os aspectos da normativa contábil relacionados ao re-conhecimento da receita vinculada aos contratos de franquia e os possíveis impactos fiscais para fins de incidência de PIS/Cofins e do ISS, com base em uma avaliação crítica do posicionamento recente do Supremo Tribunal Federal (RE n. 603.136/RJ).


Referências

  1. ABRÃO, Nélson. Da franquia comercial: ‘franchising’. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1984.
  2. CANADO, Vanessa Rahal; MARTINS, Eliseu. IFRS 15/Pronunciamento CPC 47. Nova norma contábil sobre o reconhecimento de receita. In: ROCHA, Sergio André (Coord.). Direito tributário, societário e a reforma das S/A: controvérsias após a Lei nº 12.973. São Paulo: Quartier Latin, 2018. v. V.
  3. CARNEIRO, Daniel Dix. ISS. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2009. (Coleção Tributária).
  4. ______. A legitimidade da incidência do ISS sobre os serviços provenientes do exterior: uma abordagem com base na interpretação conforme a Constituição. In: CATÃO, Marcos André Vinhas; GOMES, Marcus Lívio (Org.). Estudos sobre direito do comércio inter-nacional: livro em homenagem ao professor Adilson Rodrigues Pires. Rio de Janeiro: TereArt Editora, 2012.
  5. CUNHA, Fábio Lima da. O reconhecimento inicial de receitas sob as perspectivas contábil e tributária. Revista de Direito Contábil Fiscal, São Paulo, v. 2, n. 4, jul./dez. 2020.
  6. GOMES, Orlando. Contratos. 27. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019.
  7. MARTINS, Eliseu; CANADO, Vanessa Rahal. IFRS 15/Pronunciamento CPC 47. Nova norma contábil sobre o reconhecimento de receita. In: ROCHA, Sergio André (Coord.). Direito tributário, societário e a reforma das S/A: controvérsias após a Lei nº 12.973. São Paulo: Quartier Latin, 2018. v. V.
  8. MIRANDA, Francisco Cavalcanti Pontes de. Tratado de direito privado. Rio de Janeiro: Borsoi, 1971. t. 22.
  9. RIZZARDO, Arnaldo. Contratos. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2010.
  10. SCHOUERI, Luís Eduardo. ISS e importação de serviços do exterior. Revista Dialética de Direito Tributário, São Paulo, n. 100, jan. 2004.
  11. VITAL, Danilo. Incide ISS sobre contrato de cessão de direito do uso de marca, reafirma STF. Consultor Jurídico, 17 fev. 2021. Disponível em: <https://www.conjur.com.br/2021--fev-17/incide-iss-contrato-cessao-uso-marca-reafirma-stf>. Acesso em: 7 abr. 2021.