A ALTERAÇÃO DO REGIME DE TRIBUTAÇÃO DO LUCRO REAL PARA O LUCRO PRESUMIDO E A REALIZAÇÃO FICTÍCIA DO AJUSTE A VALOR JUSTO

Giancarlo Chamma Matarazzo ;
José Arnaldo Godoy Costa de Paula ;

Giancarlo Chamma Matarazzo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Sócio do escritório Pinheiro Neto Advogados. LL.M. em International Taxation pela Universidade de Leiden (Holanda). Pós-graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP).

José Arnaldo Godoy Costa de Paula

Universidade de São Paulo (USP)

Advogado associado do escritório Pinheiro Neto Advogados. Mestrando em Direito Tributário na Universidade de São Paulo (USP). Pós-graduado em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP).


Palavras-chave

Lucro real
Lucro presumido
Ajuste a valor justo
Realização de ganho

Resumo

A Lei n. 12.973/2014 alterou a redação do art. 54 da Lei n. 9.430/1996 para desvincular a realização de saldos diferidos da apuração de IRPJ do controle da parte B do Lalur quando con-tribuintes alteram a sistemática de apuração do lucro real para o lucro presumido. Ao interpretar tal alteração, a Receita Federal do Brasil dispôs que o ajuste a valor justo não tributado pelo IRPJ quando da apuração do lucro real (i) seria saldo diferido; e (ii) deveria ser oferecido à tributação quando da mudança de regime do lucro real para o lucro presumido (art. 219 da IN n. 1.700/2017). O presente artigo analisa a viabilidade jurídica dessa interpretação, bem como se ela seria compa-tível com o ordenamento jurídico constitucional e infraconstitucional brasileiros.


Referências

  1. ANDRADE FILHO, Edmar Oliveira. Imposto de renda das empresas. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
  2. CARVALHO, Aurora Tomazini. Curso de teoria geral do direito: o construtivismo lógico--semântico. São Paulo: Noeses, 2014.
  3. CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de direito tributário. São Paulo: Saraiva, 2011.
  4. ______. Direito tributário: fundamentos jurídicos da incidência. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.
  5. ______. Direito tributário: linguagem e método. 3. ed. São Paulo: Noeses, 2009.
  6. BARRETO, Paulo Ayres. Planejamento tributário: limites normativos. São Paulo: Noeses, 2016.
  7. BECKER, Alfredo Augusto. Teoria geral do direito tributário. 3. ed. São Paulo: Lejus, 1998.
  8. BIFANO, Elidie Palma; COVIELLO FILHO, Paulo. Os efeitos da avaliação a valor justo de ativos e passivos na apuração do ITCMD devido no Estado de São Paulo sobre a trans-missão de participações societárias. Revista Direito Tributário Atual, São Paulo, ano 37, n. 42, 2019.
  9. BROEDEL, Alexsandro Lopes; MARTINS, Eliseu. Teoria da contabilidade: uma nova abor-dagem. São Paulo: Atlas, 2005.
  10. FERRAGUT, Maria Rita. Presunções no direito tributário. São Paulo: Dialética, 2001.
  11. HARET, Florence Cronemberger. Presunções no direito tributário: teoria e prática. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
  12. LEMKE, Gisele. Imposto de renda: os conceitos de renda e de disponibilidade econômica e jurídica. São Paulo: Dialética, 1998.
  13. MOSQUERA, Roberto Quiroga; LOPES, Alexsandro Broedel (Coord.). Controvérsias jurí-dico-contábeis (aproximações e distanciamentos). São Paulo: Dialética, 2014. v. 5.
  14. ______. Controvérsias jurídico-contábeis (aproximações e distanciamentos). São Paulo: Dialética, 2015. v. 6.
  15. OLIVEIRA, Ricardo Mariz de. Fundamentos do imposto de renda. São Paulo: Quartier Latin, 2008.
  16. PEDREIRA, José Luiz Bulhões. Finanças e demonstrações financeiras da companhia. Rio de Janeiro: Forense, 1989.
  17. PIRES, Cristiane. Descumprimento de obrigação tributária e dever instrumental: o caso do dever de controle de subcontas contábeis na Lei n. 12.973/2014 e a incidência do IRPJ. Revista Direito Tributário Atual, São Paulo, ano 36, n. 40, 2018.
  18. POLIZELLI, Victor Borges. O princípio da realização da renda: reconhecimento de re-ceitas e despesas para fins de IRPJ. São Paulo: Quartier Latin, 2012. (Série Doutrina Tri-butária, v. 7).
  19. SANTI, Eurico Marcos Diniz de (Coord.). Curso de direito tributário e finanças públi-cas: do fato à norma, da realidade ao conceito jurídico. São Paulo: Saraiva, 2008.
  20. SCHOUERI, Luís Eduardo; ZILVETI, Fernando Aurelio (Coord.). Direito tributário: estudos em homenagem a Brandão Machado. São Paulo: Dialética, 1998.
  21. ZILVETI, Fernando Aurelio; FAJERSZTAJN, Bruno; SILVEIRA, Rodrigo Maito da (Coord.). Direito tributário: princípio da realização no imposto sobre a renda – estudos em ho-menagem a Ricardo Mariz de Oliveira. São Paulo: IBDT, 2019.