CONVERGÊNCIA INTERNACIONAL DAS NORMAS CONTÁBEIS NO BRASIL E OS EFEITOS TRIBUTÁRIOS

Ariana Avansini ;

Ariana Avansini

Fundação Getulio Vargas (FGV/SP)


Palavras-chave

Direito tributário
Contabilidade
Lei 11.638/2007
IFRS
Globalização

Resumo

A Lei 11.638/2007 iniciou formalmente o processo de convergência das normas brasilei-ras de contabilidade ao padrão internacional, conhecido como International Financial Reporting Standards. Os reflexos contábeis foram vistos inicialmente pelas autoridades fiscais com preo-cupação, em virtude de um possível redutor de base tributária, em especial, de tributos federais. Entretanto, o que se observou foi um aumento na arrecadação, em especial do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, em virtude de um movimento de globalização da economia brasileira apoiada na internacionalização das normas contábeis. Nesse sentido, a contabilidade deixou de ser um mero instrumento utilizado pelo fisco brasileiro para fins de arrecadação para se tornar um meio rele-vante de informações para os investidores institucionais. Assim, o que se percebe é uma evolução da ciência contábil e do direito tributário com a finalidade precípua de dar subsídio a uma evolução da contabilidade bem como de uma efetiva administração do regime tributário amparado nessas mudanças.


Referências

  1. ARAGÃO, Paulo Cezar; ROCHA, Sergio André. Alteração dos padrões contábeis brasileiras: a neutralidade fiscal transitória, “deslegalização” da contabilidade e o princípio da lega-lidade tributária. In: ROCHA, Sergio André (Coord.). Direito tributário, societário e a reforma da Lei das S/A. São Paulo: Quartier Latin, 2010. v. II, p. 496-512.
  2. DOCKHORN, Tiago Espellt; ROSA, Luiz Eduardo Miranda. Impactos fiscais dos efeitos con-tábeis não tratados expressamente pela Lei n. 12973/2014. In: MATARAZZO, Giancarlo Chamma; FERRAZ, Luiz Felipe Centeno (Org.). Impactos tributários decorrentes da adoção do IFRS no Brasil: uma década de debates São Paulo: Blucher, 2019.
  3. FONSECA, Fernando. Normas tributárias e a convergência das regras contábeis in-ternacionais. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2014.
  4. IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARTINS, Eliseu; GELBCKE, Ernesto Rubens; SANTOS, Ariovaldo dos. Manual de contabilidade societária: aplicável a todas as sociedades de acordo com as normas internacionais e do CPC. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
  5. LOBATO, Valter de Souza. A norma tributária e a Lei 11.638/2007. In: ROCHA, Sergio André (Coord.). Direito tributário, societário e a reforma da Lei das S/A: inovações da Lei 11.638. São Paulo: Quartier Latin, 2012. v. 3.
  6. MOSQUERA, Roberto Quiroga; LOPES, Alexsandro Broedel (Coord.). Controvérsias jurí-dico-contábeis (aproximações e distanciamentos). São Paulo: Dialética, 2014. v. 5.